Hal
Wildson
BOI DE PIRANHA, GADO DE CORTE
Trecho do texto publicado no site da Revista Select 25/06/2023
Link: https://select.art.br/boi-de-piranha-gado-de-corte/
"A tríade BBB foi explorada na série Monumento à Independência (2022), do goiano Hal Wildson. O artista visitou a história das bandeiras brasileiras para recosturar seus elementos em uma heráldica cheia de ironia sobre o Brasil atual. Monumento à Independência III (2022) trabalha sobre a estrutura da bandeira imperial criada por Jean-Baptiste Debret no século 19. Alguns elementos são mantidos, como as cores das Casas de Bragança e Habsburgo, a coroa real e a esfera armilar; outros, porém, são substituídos por uma simbologia provocativa. Os ramos de café e tabaco dão lugar a ramos de soja, dois fuzis e o emblema do Exército Brasileiro. Ao centro da composição repousa uma vaca cuja mancha principal forma o mapa do país.
Em tempos de “agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, o significado do boi no imaginário nacional mudou: ele se tornou um animal explicitamente político. Hoje, a pecuária perde sua conotação bucólica e vira símbolo de um processo mais amplo de concentração fundiária, derrubada das florestas para cultivo de monoculturas e implementação dos chamados grandes projetos, malgrado os impactos sociais e ambientais provocados.
É muito sugestivo que o bicentenário da Independência tenha colocado, para o debate público, os bois escanteados de Pedro Américo lado a lado com os bois centralizados por Hal Wildson. Trazida ao primeiro plano, a imagem bovina representa, cada vez mais, esse projeto específico de financeirização da terra, da água, das plantas e dos animais, integrado ao mercado capitalista global."
Gil Vieira da Costa participou do Laboratório de Escrita Crítica e Editorial da seLecT_ceLesTe, na plataforma Zait. É professor doutor Adjunto na Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), vinculado ao ILLA (Instituto de Linguística, Letras e Artes) e atuando na FAV (Faculdade de Artes Visuais). Autor do livro Espaços em Trânsito: Múltiplas Territorialidades da Arte Contemporânea Paraense (2014). Vive e trabalha em Marabá, Pará"
Leia o texto completo no Link da Revista: https://select.art.br/boi-de-piranha-gado-de-corte/