Série: Utopia Original

Utopia Original
 

Através do conceito de Utopia, sua etimologia (Lugar nenhum) e a ideia de um país em construção o artista se apropria de diversas imagens históricas de manifestações populares no Brasil e cria uma nova imagem, uma Utopia Reinventada a partir de lutas sociais e protestos públicos.  

Em “Utopia original: reinventar o Futuro” o artista propõe uma visão crítica sobre a ideia de um país que vive na mitologia do “país do futuro” mas que se esquece de tratar questões e problemas do passado. Utilizando técnicas de arquivamento e documentação escrita ( xerox, carimbo e máquina de escrever) o artista cria 384 documentos que juntos formam a imagem. As partes são criadas sobre xerox de partes do livro “O povo Brasileiro” Darcy ribeiro, buscando refletir sobre nossa visão como povo e sobre como a ideia de futuro parece sempre inalcançável.  

Reescrever a Memória
 

“Temos aqui duas instâncias. A do ser formado dentro de uma etnia, sempre irredutível por sua própria natureza, que amarga o destino do exilado, do desterrado, forçado a sobreviver no que sabia ser uma comunidade de estranhos, estrangeiro ele a ela, sozinho ele mesmo. A outra, do ser igualmente desgarrado, como cria da terra, que não cabia, porém, nas entidades étnicas aqui constituídas, repelido por elas como um estranho, vivendo à procura de sua identidade”... 

(Darcy Ribeiro)