Série: Afluentes

Afluentes 

Na série “Afluentes” o artista amplia os símbolos de resistência (acerca do lugar simbólico da independência do Brasil) para além do "Riacho do Ipiranga" criando a alegoria de um Brasil irrigado por rios de resistência. Através de fotos históricas que povoam o imaginário popular e identitário do Brasil o artista cria um rosto para essa luta: "A independência do Brasil foi mais do que o Riacho do Ipiranga, literalmente muita água correu debaixo da ponte para que chegássemos àquele momento. Assim, dou rostos indígena-preto-ancestrais a essa batalha." Os rios ganham rostos, e os retratos guardados em acervos nacionais (muitos sem identidade própria)  ganham nomes de rios e riachos que abasteciam  quilombos e aldeias, os mesmos rios que ainda hoje demarcam o território do Brasil e que simbolicamente se assemelham à veias irrigadas de sangue e de luta durante séculos de resistência por liberdade e justiça social. 

"A associação de técnicas digitas de produção, edição e impressão de imagens com técnicas manuais tradicionais, como pintura ou desenho, é aplicada também na execução das obras da série Afluentes (2022), cujos títulos são tomados dos nomes de rios e riachos próximos às áreas de povoamento quilombola ou de aldeamentos indígenas: Açucena, Araguaia, Bacaxá e Juruena. As cores preto e vermelho também são protagonistas e a cartografia informa o território onde os veios correm. Sobre as imagens fotográficas dos rostos de pessoas negras e indígenas, ou mestiças cafuzas, são pintadas linhas que têm origem no mapa hidrográfico do Brasil. A palavra afluente pode ser um substantivo, significando um curso de água que alimenta outro ainda maior, e pode ser um adjetivo, significando o que flui em abundância. Em Afluentes os dois significados encontram-se no retrato do País feito junto ao retrato de seu povo mais abandonado, e o artista nos lembra que ele também é filho daquele povo nascido nas beiras dos rios, nos interiores distantes." *Divino Sobral

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